Fotógrafos portugueses distinguidos pelo IGPOTY

Fotógrafos portugueses distinguidos pelo IGPOTY

Dois fotógrafos portugueses foram distinguidos no International Garden Photographer of the Year, principal concurso internacional de fotografia de jardins: Henrique Souto conquistou um primeiro lugar e Fábio Claudino teve direito a uma menção honrosa com uma foto captada no Parque de Monserrate (Sintra).

Entre mais de 16 mil participantes de todo o mundo, o 5º International Garden Photographer Of The Year (IGPOTY) distinguiu os fotógrafos Henrique Souto (“Quince”, 1º lugar na categoria Bontiful Earth) e Fábio Claudino (foto outonal do Parque de Monserrate em Sinta, “Morning in the Garden”, Menção Honrosa na categoria Beautiful Gardens).

Coincidências: a imagem captada por Fábio Claudino foi conseguida durante um workshop de fotografia, no próprio parque, orientado por Henrique Souto e inserido nas actividades paralelas da exposição dos vencedores do IGPOTY do ano anterior.

A foto de Claudino retrata a escada de granito que marca o início do Vale dos Fetos. “O autor gosta de fotografar em contra-luz e interessou-se particularmente pelo arranjo dos elementos, tendo fotografado a partir do nível do chão, para conseguir a composição pretendida“, resume-se em comunicado.

Por outro lado, Henrique Souto, já premiado em 2008 no IGPOTY, foi distinguido com uma foto captada em estúdio. O autor “quis retratar a rudeza da fruta, utilizando duas unidades de flash em pontos opostos, para destacar a sua cor“.”Ao retratar frutos (ou folhas) de forma isolada, e em estúdio“, diz Souto, “foco a atenção naquilo que, pela sua banalidade, nos passa muitas vezes despercebido”.

A vencedora global da competição foi a polaca Magdalena Wasiczek ((também 1º lugar nas categorias Wildlife Havens e The Beauty of Plants), com a fotografia intitulada “Upside Down“, em que flor e borboleta são retratadas num instante em que parecem um ser único, feito de pétalas e asas.

Entretanto, já estão abertas as inscrições para o 6º International Garden Photographer of the Year, a principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica, aberta a fotógrafos profissionais e amadores. Os Kew Gardens (Surrey, a cerca de 16km de Londres) recebem a exposição inaugural dos trabalhos vencedores – até 9 de Abril; a mostra, com quase uma centena de fotos, entra depois em tour por alguns países e, no Verão, chega a Portugal, podendo ser admirada no Palácio de Monserrate. Público

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *