HTAi 2011 – Conferência Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde

HTAi 2011 – Conferência Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde

Especialistas e autoridades de diferentes nações estarão no Rio de Janeiro para a oitava edição do encontro, que irá avaliar a sustentabilidade mundial dos sistemas de saúde .

O Brasil é o primeiro país da América Latina a sediar a Conferência Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde – HTAi 2011, uma sociedade internacional sem fins lucrativos, que visa apoiar o desenvolvimento, a comunicação, o entendimento e o uso da avaliação de tecnologias em saúde ao redor do mundo para a introdução de inovações e a melhoria da atenção à saúde das populações.

O encontro, que chega na sua oitava edição (8th Health Technology Assessment International Meeting), será realizado entre os próximos dias 25 e 29, no Rio de Janeiro (RJ).

Este ano, o tema central da conferência é o papel da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para a sustentabilidade dos sistemas de saúde.

O HTAi é considerado por especialistas a principal conferência internacional para a discussão de bases conceptuais, métodos e aplicações da ATS.

Nesta edição 2011, os debatedores vão discutir o desenvolvimento, o uso e a disseminação da ATS no mundo como forma de promover o acesso a inovações seguras e efectivas em saúde.

“Este é um marco político para o novo contexto do Brasil no cenário mundial da saúde, onde a questão tecnológica é discutida à luz da construção de um sistema de saúde universal e de um padrão de desenvolvimento que alia inovação, equidade e inclusão social”, avalia o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.

O encontro reunirá especialistas em ATS e representantes de diferentes governos, universidades, centros de pesquisa, indústria e centros de saúde de diferentes países.

“Esta será uma excelente oportunidade para darmos visibilidade às acções do Ministério da Saúde na área de pesquisa e avaliação de tecnologias e também no Complexo Industrial da Saúde do Brasil, objectivos estratégicos estabelecidos na actual gestão do ministério”, afirma a directora do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, Ana Luiza d’Avila. Correio do Estado

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *